Direito de Família na Mídia
Curso de Formação para Pretendentes a Pais por Adoção
27/03/2007 Fonte: TJPA com AscomO TJPA, a Escola Superior de Magistratura do Estado vão firmar convênio com o Grupo de Estudo e Apoio à Adoção em Belém (Grupo Renascer) para implementação do projeto "Curso de Formação para Pretendentes a Pais por Adoção". O objetivo é orientar, sobre os aspectos psicológicos, sociais e legais da adoção, os que optam por esse procedimento, proporcionando-lhes maior conhecimento desta forma de maternidade e de paternidade. A assinatura do convênio ocorrerá às 11h desta quarta-feira (28/03), no TJ.
O curso vai possibilitar aos pretendentes a pais por adoção refletirem sobre suas verdadeiras motivações para a adoção, de forma a conscientiza-los quanto à realidade da criança ou adolescente que se encontram institucionalizados, propiciando conhecimentos teóricos e trocas de experiências que venham a contribuir para a melhor qualidade da convivência familiar quando se concretizar a adoção.
Também pretende-se, através do curso, fundamentar teoricamente as futuras famílias adotivas, para que enfrentem com segurança os preconceitos no meio extra familiar e, ao desmistificarem visões distorcidas, passem a ser colaboradores para a construção de uma nova percepção cultural de adoção. Durante o curso, serão abordadas temáticas como "O que é adoção: aspectos legais e psicológicos", "O que não é adoção: filho de criação, filiações ilegais", "verdades e mentiras sobre adoção: mitos (herança biológica determina caráter, criança maior não consegue estabelecer vínculo, laços de sangue estabelecem vínculo, filho adotivo sempre dá problemas)", "Quem são as crianças que estão no abrigo?", "Motivações para adoção: necessidade ou desejo?", dentre outras.